Melhores ferramentas para gestão de fornecedores de escolas

Gestora escolar avaliando fornecedores

A gestão de fornecedores é um dos principais aspectos a se considerar para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços e produtos recebidos por uma escola, e envolve diversas etapas, desde a gestão de contratos até o gerenciamento das entregas dos produtos. Para agilizar essas tarefas, as tecnologias têm se mostrado importantes aliadas.

Atualmente, há no mercado diversas ferramentas que facilitam a administração e a avaliação dos fornecedores escolares. Neste artigo, apresentamos cinco soluções úteis para a gestão de fornecedores, destacando seu uso e os benefícios que podem trazer para as escolas.

1. ERP (Enterprise Resource Planning)

As soluções integradas do tipo ERP permitem a gestão de diversas áreas da escola, incluindo a administração de fornecedores de produtos e serviços educacionais. Com um sistema ERP, é possível centralizar informações sobre pedidos, contratos e entregas, facilitando o acompanhamento e a análise de desempenho dos fornecedores. Exemplos de plataformas e softwares ERP incluem o SAP, o Oracle NetSuite e a Totvs, que oferecem módulos específicos para a gestão de fornecedores. Há também o Perseus ERP, o GEP da Ergon Sistemas e a GVdasa, ferramentas desenvolvidas especialmente para o contexto da educação.

2. SRM (Supplier Relationship Management)

As ferramentas e os softwares do tipo SRM são focados na gestão do relacionamento com os fornecedores e permitem que as escolas monitorem a performance das empresas parceiras, gerenciem contratos e negociem melhores condições. O Ariba, da SAP, é um exemplo de software SRM que auxilia na automação dos processos de compra e na avaliação de fornecedores, garantindo que a escola mantenha parcerias eficientes e de qualidade.

3. Softwares de compras e suprimentos

Esses softwares são especializados em gerenciar o processo de compras, desde a solicitação até o pagamento, e ajudam a escola a manter um controle rigoroso sobre os pedidos e a evitar problemas com prazos e qualidade. O Mercado Eletrônico, por exemplo, é uma plataforma brasileira de B2B que facilita a gestão de compras e fornecedores, oferecendo funcionalidades como cotação eletrônica e acompanhamento de entregas.

4. Plataformas de avaliação e feedback

A avaliação contínua dos fornecedores é uma das prioridades quando se deseja manter a qualidade dos produtos e serviços recebidos. Ferramentas como a Qualtrics permitem que as escolas coletem feedback de maneira sistemática, avaliando o desempenho dos fornecedores e identificando áreas de melhoria. Esse tipo de plataforma ajuda a manter um alto padrão de qualidade e a fortalecer as parcerias com os fornecedores.

5. Ferramentas de automação de contratos

Gerenciar contratos pode ser um desafio, especialmente quando se tem um grande número de fornecedores de diversos produtos e serviços educacionais. As ferramentas de automação de contratos, como o DocuSign, facilitam a criação, a assinatura e o armazenamento de contratos, garantindo que todas as partes estejam cientes dos termos acordados e reduzindo o risco de erros e perdas.

Vimos, neste artigo, que a adoção de ferramentas tecnológicas para a gestão de fornecedores escolares pode trazer inúmeros benefícios para as escolas, como maior eficiência, transparência e qualidade nos processos. Sendo assim, fazer investimentos em soluções como ERP, SRM, softwares de compras, plataformas de avaliação e ferramentas de automação de contratos pode ser um importante passo para garantir uma administração eficaz e parcerias duradouras com os melhores fornecedores para colégios.

Esperamos que as ferramentas apresentadas neste texto possam ajudá-lo a escolher a solução mais adequada para a sua escola.