Tendências de mercado: O que há de novo em produtos e serviços educacionais?

Um panorama das últimas tendências e inovações no mercado de produtos e serviços educacionais.

Aluno com oculoas de realidade aumentada

O mundo contemporâneo está em evolução contínua e o surgimento de novas tendências e metodologias na educação segue um ritmo acelerado, em grande medida graças às inovações em tecnologia para escolas. Quando se trabalha na gestão de uma escola, é preciso estar atento às tendências do mercado educacional para garantir que a sua instituição ofereça a melhor experiência possível aos seus alunos, propiciando a eles um aprendizado que esteja em sintonia com a realidade atual.

Neste artigo, vamos explorar algumas tendências e inovações no mercado educacional, para ajudá-lo a transformar e inovar as práticas e experiências da sua escola.

Tecnologias imersivas

As tecnologias imersivas, como a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA), estão transformando a educação. Essas ferramentas proporcionam experiências de aprendizagem envolventes, permitindo que os alunos explorem ambientes históricos, realizem experimentos científicos virtuais e visitem lugares distantes sem sair da sala de aula. O Google Arts & Culture Expeditions é um exemplo de tecnologia imersiva e oferece tours virtuais interativos temáticos nas áreas de Ciência e Tecnologia, Arte, Geografia e História Natural. Também é possível conhecer diversos lugares do mundo e explorar sua geografia e cultura por meio do aplicativo Google Earth 3D. Para observar as estrelas, um ótimo recurso é o Stellarium Mobile, um aplicativo que fornece informações sobre os objetos estelares quando se aponta a câmera do celular para o céu.

Aprendizagem personalizada

A personalização do aprendizado é uma tendência crescente que leva em conta as aprendizagens múltiplas e os perfis de cada estudante para elaborar aulas que engajem e potencializem suas habilidades. Muitas vezes, pode-se utilizar algoritmos e inteligência artificial para adaptar o conteúdo educacional às necessidades individuais de cada aluno. Plataformas como Khan Academy e Smartick ajustam automaticamente as atividades e os exercícios com base no desempenho do aluno, proporcionando um ritmo de aprendizado adequado e eficiente. A sua escola também pode firmar parcerias com sistemas de ensino que tenham plataformas próprias ou contratar um desenvolvedor para elaborar uma solução customizada, tornando o aprendizado ainda mais personalizado.

Ensino híbrido e E-learning

O ensino híbrido, que combina elementos presenciais e on-line, tem se consolidado como uma abordagem eficaz para diversificar e flexibilizar a educação. Este modelo permite que alunos e professores utilizem o melhor dos dois mundos, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e acessível. Ferramentas de e-learning, como o Google Classroom e o Moodle, facilitam a integração de recursos digitais e colaborativos no dia a dia escolar.

Inteligência artificial na educação

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o setor educacional, oferecendo soluções que vão desde tutores virtuais até análises preditivas para identificar alunos em risco de evasão. Sistemas como o IBM Watson Education utilizam IA para criar planos de estudo personalizados e fornecer feedback instantâneo, ajudando os alunos a alcançar seu pleno potencial. Também está em alta o uso de IA generativa ou modelos de linguagem de grande escala (LLM), como Google Gemini e Chat GPT, para a elaboração de questões e atividades, planos de aula e ideias para usar em sala de aula. Há, ainda, um debate cada vez maior sobre o uso dessas ferramentas pelos alunos, que pode ser explorado contanto que a escola estabeleça parâmetros claros e que haja uma conscientização e discussão crítica sobre essas tecnologias e seus impactos na vida em sociedade.

Recomposição da aprendizagem

A recomposição da aprendizagem, especialmente após a interrupção causada pela pandemia de Covid-19, é uma prioridade no contexto atual da educação. Esse processo envolve identificar as lacunas no aprendizado dos alunos, por meio de avaliações diagnósticas, e suprir a defasagem utilizando tarefas e aulas personalizadas para garantir que todos estejam no mesmo nível de conhecimento. Programas de tutoria personalizada e o uso de dados para monitorar o progresso dos alunos são essenciais para a recomposição eficaz da aprendizagem.

Educação socioemocional

A educação socioemocional vem se tornando cada vez mais importante nos últimos anos. No Brasil, após a inclusão deste aspecto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que prevê o trabalho com algumas competências socioemocionais nos anos finais do Ensino Fundamental, há uma tendência crescente de implementação de projetos e atividades que visem ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Programas que desenvolvem habilidades como empatia, resiliência e autocontrole estão sendo integrados ao currículo escolar. Algumas ferramentas como o ClassDojo ajudam os professores a monitorar e promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos de maneira estruturada e contínua.

Ao longo deste texto, vimos que acompanhar as tendências e inovações no mercado educacional é fundamental para proporcionar uma educação de qualidade e alinhada às necessidades contemporâneas. Tecnologias imersivas, aprendizagem personalizada, ensino híbrido e e-learning, inteligência artificial, recomposição da aprendizagem e educação socioemocional são algumas das tendências que estão moldando o futuro da educação.

As informações que apresentamos podem ajudá-lo a implementar essas inovações e transformar ainda mais a experiência dos seus alunos.